Celtics na final da NBA

09:14

Os Boston Celtics são a primeira equipa apurada para a final da NBA. A turma orientada por Doc Rivers derrotou os Orlando Magic (96-84) no sexto jogo da final da conferência Este, e colocou um ponto final na recuperação de Dwight Howard e companhia, que vinham de dois triunfos consecutivos. Ainda não foi desta que uma equipa conseguiu recuperar de uma desvantagem de 3-0 no playoff da prova.
Apesar das adversidades, sobretudo no que toca a lesões, os Celtics não vacilaram frente ao finalista vencido da edição 2008/2009 da NBA, aproveitando o factor casa para garantir uma vaga para a ronda decisiva da competição. Depois do susto na partida anterior, em Orlando, onde Rasheed Wallace e Glen Davis abandonaram o encontro devido a lesão, a equipa médica de Boston conseguiu recuperar a dupla, apesar de ambos apresentarem algumas limitações durante o jogo. A estes juntou-se o base Rajon Rondo, que mostrou-se algo desconfortável fisicamente ao longo da partida. Só que, para fazer face às dificuldades, Doc Rivers sacou um coelho da cartola. Mais propriamente do banco de suplentes. O pequeno Nate Robison, algo apagado até aqui na final de conferência, foi preponderante para o triunfo dos Celtics, somando 13 pontos e duas assistências. À prestação do ex-NY Knicks, junta-se os números habituais do 'Big Four' de Boston, composto por Ray Allen, Kevin Garnett, Rajon Rondo e Paul Pierce. Este último foi inclusivamente o melhor marcador do encontro, com 31 pontos somados.
Do lado de Orlando, de pouco valeu mais uma exibição inspirada do poste Dwight Howard, que aos 28 pontos somados, juntou 12 ressaltos. Os Magic pagaram caro a desinspiração da linha de três pontos. Aquilo que costuma ser uma arma da equipa de Stan Van Gundy, foi o 'calcanhar de aquiles' da exibição na noite de ontem, tendo convertido apenas seis lançamentos longos, em 22 tentativas.
A vitória expressiva dos Celtics coloca a equipa de Boston novamente na final da NBA. Recorde-se que, há duas temporadas atrás, Doc Rivers e companhia derrotaram os LA Lakers na fase decisiva da prova, e sagraram-se campeões. A final de 2008 pode agora repetir-se, já que a equipa de Los Angeles encontra-se em vantagem na final da conferência Oeste, onde disputa a restante vaga de acesso à fase decisiva da competição com os Phoenix Suns. Neste momento, os pupilos de Phil Jackson vencem por 3-2. Estão a uma vitória de se juntarem aos Celtics.

Foto: Direitos Reservados

Artigos relacionados

0 comentários

Popular Posts

Siga-nos no Facebook