Liga dos Campeões: Oitavos-de-final
15:56
A dupla jornada da prova rainha europeia teve o seu início ontem (3ª feira), e logo com o confronto entre duas formações candidatas à conquista do troféu. Inter de Milão e Manchester United degladiaram-se no Giuseppe Meazza, com o aliciante de ver frente-a-frente José Mourinho e Cristiano Ronaldo. No relvado, o extremo português esteve em muito bom plano, obrigando o guarda-redes nerazzurri, Júlio Cesar, a uma mão cheia de grandes intervenções. Os italianos também estiveram perto do golo mas, primeiro Adriano e depois Cambiasso não mostraram o engenho necessário para bater o recordista Edwin Van der Sar, que vai em treze partidas oficiais consecutivas sem sofrer qualquer golo. No final, 0-0, que adia todas as decisões para o encontro a realizar em Old Trafford, daqui a duas semanas.
No Vicente Calderón, o Atlético de Madrid sentiu enormes dificuldades para conseguir um empate a dois golos, frente ao campeão português, F. C. Porto. Os "colchoneros" entraram melhor no encontro, com Maxi Rodriguez a dar vantagem à equipa da casa logo no minuto 3. A partir daqui só deu F. C. Porto, que começou a coleccionar oportunidades flagrantes de golo. Numa delas, Lisandro López aproveitou um erro de Pablo, e fez o empate. Já perto do intervalo, o guardião Hélton borrou a pintura, oferecendo a vantagem ao Atlético, após remate do uruguaio Forlan. Contudo, os "dragões" conseguiriam alcançar novamente a igualdade, de novo por Lisandro López, que aproveitou bem um cruzamento do lateral Aly Cissohko, garantindo um empate promissor para os portistas, tendo em vista a passagem aos quartos-de-final da prova.
Quanto ao Barcelona, não foi além de um empate frente ao Olympique de Lyon (1-1), numa partida em que o hepta campeão francês mostrou argumentos para conseguir algo mais que a igualdade registada no final. O brasileiro Juninho deu vantagem aos gauleses, na execução perfeita de um livre directo. A superioridade no marcador durou até meio do segundo tempo, altura em que Henry fez o tento do empate, abrindo as portas do apuramentos aos "culés".
Já o Arsenal, garantiu um importante triunfo ante o Roma, por 1-0. O único golo do encontro surgiu na marcação de uma grande penalidade, convertida por Robin van Persie, apesar do elevado volume de oportunidades criadas pelos pupilos de Arsène Wenger.
Sporting atropelado pelo Bayern em Alvalade
Em Alvalade, o Sporting foi goleado pelo Bayern de Munique, por uns concludentes 0-5. A equipa leonina até entrou melhor no desafio, mas um erro de Derlei, que ofereceu a Frank Ribery o primeiro golo do encontro, foi o epilogo da mais pesada derrota do Sporting, em casa, para as competições europeias. Klose, já no segundo tempo, aproveitou um erro da equipa da arbitragem, que não assinalou fora-de-jogo, para ampliar a vantagem bávara, confirmada momentos depois, novamente por Ribery. Até final, emergiu a veia goleadora do italiano Luca Toni que, em apenas seis minutos, bisou na partida, fixando o resultado final.
Já o Real Madrid, foi surpreendido, perante o seu público, pelo Liverpool, acabando por perder a partida por 0-1. O golo foi obtido pelo israelita Benayoun, numa rara finalização de cabeça. Ainda em terreno espanhol, o Villareal empatou a um golo com o Panathinaikos, com destaque para o golo marcado pelo ex-Benfica, Karagounis. Rossi conseguiria ainda restabelecer a igualdade no marcador, não evitando porém que a turma helénica parta em vantagem para a partida da segunda mão, fruto do tento obtido fora de portas.
Por fim, o Chelsea recebeu e bateu a Juventus, por 1-0, com Drogba a assinar o golo soltário do encontro. O resultado final da partida, apitada pelo português Olegário Benquerença, confere aos ingleses uma preciosa vantagem para a segunda mão da eliminatória, a ser jogada no Olimpico de Turim.
Melhor golo da ronda: Giorgos Karagounis (Panathinaikos)
Rui Almeida Santos
0 comentários