Sp. Braga vence dérbi minhoto e reassume 3.º lugar da Liga

16:35

Com um segundo tempo verdadeiramente de luxo, o Sp. Braga despachou o Vitória de Guimarães por 3-1 no dérbi minhoto e reassumiu a 3.ª posição da Liga Zon Sagres. Apesar dos poucos dias de descanso após a deslocação a Kiev, os bracarenses mostraram uma frescura de espírito impressionante, perante um adversário perdido no terreno, que pouco incomodou Artur.
As pernas podem já pesar um pouco, mas a vontade de fazer história embalou o Sp. Braga para uma vitória indiscutível frente ao eterno rival vimaranense. O facto de o pedido de adiamento do jogo ter sido recusado pelo Vitória de Guimarães parece ter reforçado os índices motivacionais dos comandados de Domingos Paciência, que foram superiores na esmagadora maioria do desafio. Com o calendário a apertar, o técnico bracarense deixou os influentes Alan e Vandinho no banco, promovendo Custódio, que reencontrou a sua antiga equipa, e Ukra à titularidade. Do lado contrário, Manuel Machado montou uma estrutura que pretendia ser sólida a defender e venenosa no ataque, contando para isso com a velocidade de Targino e Toscano.
E a verdade é que os minutos iniciais mostram um Vitória certinho nas marcações e atrevido nos lances ofensivo. Targino era o motor das investidas vimaranenses, mas raramente teve o acompanhamento desejado. Após uns primeiros minutos de domínio repartido, o Sp. Braga cresceu e começou a pressionar mais alto. Porém, a definição dos lances de ataque carecia de maior precisão e as intenções dos atacantes bracarenses não passavam disso mesmo, intenções. Ainda assim, pertenceu aos 'encarnados' a melhor ocasião do primeiro tempo, num cruzamento-remate de Hélder Barbosa que só parou no ferro da baliza de Nilson.
Para o segundo tempo, Domingos chamou Alan ao jogo e tudo se transfigurou. Com maior objectividade, o ataque arsenalista encostou a defensiva contrária à sua área, criando alguns lances perigosos. O ascendente caseiro resultou em golo aos 60', por Paulão, não sequência de um pontapé de canto. Apenas 2' depois, Ukra inventou sozinho o melhor golo do desafio. De processos simples, ultrapassou Alex e arrancou um remate indefensável para Nilson. Para completar o filme, Alan, com um cabeceamento certeiro, sentenciou a partida. Houve ainda tempo para Edgar reduzir, de grande penalidade, mas a vitória, justa diga-se, não fugiria ao Sp. Braga, que com os três pontos conquistados ultrapassou o Sporting na tabela classificativa, reocupando a 3.ª posição. A arbitragem de João Ferreira foi consistente mas saltam à vista alguns erros graves, como o fora-de-jogo mal assinalado a Faouzzi (72'), subsistindo também algumas dúvidas no penálti que resultou no tento de honra vimaranense.

Foto: Direitos Reservados

Artigos relacionados

0 comentários

Popular Posts

Siga-nos no Facebook