Barcelona é campeão europeu

18:32

O carrossel ofensivo do Barcelona esteve totalmente calibrado frente ao Manchester United que, dois anos depois de Roma, voltou a perder a final da Liga dos Campeões para os 'culés'. O tiki-taka blaugrano foi um obstáculo intransponível para os ingleses, com a tripla atacante espanhola a dividir entre si os golos do triunfo (3-1).
Rooney de um lado, Messi do outro e o imponente Wembley como pano de fundo. A final da edição 2010/2011 da Champions prometia ficar para a história, e assim foi. Uma história de domínio catalão, com a já habitual avalanche de posse de bola, sendo que desta feita, a gestão do esférico foi feita em zonas mais adiantadas do terreno, facto que empurrou os 'red devils' para zonas mais recuadas. Alex Ferguson manteve-se fiel aos seus princípios e deixou Nani no banco de suplentes, privilegiando o rigor táctico de Valencia e de Park.
Porém, a estratégia de contenção de inglesa revelou-se pouco acertada, muito por culpa do muito espaço concedido na zona central do terreno, que permiti a Xavi e Iniesta manobrarem a seu belo prazer o jogo ofensivo do Barça. E foi assim que nasceu o 1-0. A Xavi foi dada uma liberdade de movimentos proibitiva e o capitão espanhol isolou Pedro que, na cara de Van der Sar, enganou o veterano guardião. Apesar de estar por cima no encontro, o Barcelona haveria de sofrer o tento da igualdade ainda dentro do primeiro tempo. Num lance precedido de um fora-de-jogo milimétrico de Ryan Giggs, Rooney bateu Victor Valdés e devolveu esperanças às hostes inglesas.
Só que, nos instantes iniciais da etapa complementar, os 'culés' deram a estocada final nas pretensões do United. Lionel Messi e David Villa, este último com um pontapé fenomenal, deixaram os 'red devils' fora da corrida pelo título de campeões europeus, reeditando o sucesso alcançado em 2009 na capital italiana, Roma.
No final, Eric Abidal, recuperado de um tumor no fígado, foi o eleito para erguer a Taça da liga milionária, momento muito aplaudido no mítico Wembley. A vitória diante do Manchester United garante ao Barcelona uma vaga na Supertaça Europeia, onde irá defrontar o FC Porto, vencedor da Liga Europa.

Foto: Direitos Reservados

Artigos relacionados

0 comentários

Popular Posts

Siga-nos no Facebook