UEFA cria organismo de controlo de finanças dos clubes
11:09
O orgão de controlo será composto por "peritos das áreas financeira e jurídica e terá a seu cargo a supervisão do sistema de licenciamento", tal como explicou a UEFA em comunicado.
A acção deste grupo incidirá acima de tudo na parte financeira, com os agentes a terem acesso "às contas dos clubes e a poderem verificar se cada federação nacional agiu bem na atribuição a cada clube das licenças para participar na Liga dos Campeões".
Portugal já havia demonstrado mesma preocupação
A medida da UEFA surge num contexto mundial, onde as preocupações com as finanças dos clubes ganham enorme relevância. Portugal não foi excepção e, pela voz do presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Hermínio Loureiro, anunciou um conjunto de medidas que visam o aumento da transparência das contas das formações nacionais. No topo das novidades surge a obrigação de todos os clubes terem de cumprir os seus encargos salariais na totalidade até Maio de cada ano, sob pena de não se puderem inscrever nas competições profissionais do ano seguinte.
"Até aqui a simples intenção de recorrer ao procedimento extra-judicial de conciliação junto do IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação) era norma habilitante para participar nas competições profissionais. Pretendemos que a partir de agora seja necessário a confirmação de uma certidão do acordo entre a administração fiscal e a segurança social", concluiu o dirigente.
Rui Almeida Santos
0 comentários