Benfica (con)vence em Inglaterra

16:30

A 4.ª ronda da Liga Europa trouxe algumas surpresas para os representantes nacionais. A maior prende-se com o empate do Sporting frente ao Ventspils (1-1). Na mesma linha, o Nacional da Madeira somou um ponto frente ao Atlético de Bilbao, enquanto o Benfica venceu, em Liverpool, o Everton, por 2-0.
Na ressaca da derrota em Braga, os ‘encarnados’ demonstraram que o primeiro desaire para a Liga Sagres foi já esquecido, tem rubricado em Goodison Park uma exibição plena de qualidade e pragmatismo. Após uns 45’ iniciais algo retraídos, os comandados de Jorge Jesus subiram de produção no segundo tempo, muito por culpa da entrada em campo de Pablo Aimar. O argentino pautou o jogo ofensivo das ‘águias’ com maior qualidade, com os lances de perigo junto da baliza de Tim Howard a serem uma constante até final. Os golos da vitória foram obtidos pela dupla atacante Saviola-Cardozo, com o segundo tento ‘encarnado’ a ser obtido em fora-de-jogo do ponta-de-lança paraguaio.
Enquanto o Benfica venceu em solo inglês, o Sporting não foi além de um empate embaraçoso frente ao modesto Ventspils, da Letónia. Os visitantes foram inclusivamente os primeiros a marcar, pelo defesa italiano Zamperini. Contudo, a equipa leonina rectificou o resultado logo de seguida, num lance confuso finalizado por Carlos Saleiro. Até final, os ´leões’ carregaram na busca do golo do triunfo, mas a desinspiração do conjunto de Alvalade impediu a consumação da qualificação leonina para a próxima fase. No fim, voltaram os assobios para Paulo Bento, aumentando o clima de pressão no Sporting, que demora a alcançar bons resultados e exibições.
Por fim, o Nacional da Madeira repetiu um filme muitas vezes visto esta temporada, em partidas para a Liga Europa. A equipa de Manuel Machado foi novamente a primeira a marcar, por Edgar, na transformação de uma grande penalidade, mas, já perto do final, sofreu o golo do empate, pelo veterano Etxeberria, também de penálti.
Após mais uma ronda, o futuro das equipas lusas na prova começa a definir-se. Se para Sporting e Benfica a qualificação para a próxima fase é quase uma certeza, para o Nacional o panorama é bem diferente. Com apenas dois pontos somados, a formação madeirense necessita de vencer as duas partidas restantes e esperar que o Atlético de Bilbao perca ambos os jogos. Um cenário difícil, comprovado por Manuel Machado que, em conferência de imprensa no final do encontro com os bascos, anunciou o ‘ponto final’ das possibilidades de qualificação madeirense.

Artigos relacionados

0 comentários

Popular Posts

Siga-nos no Facebook