Raposa goleadora deixa Premier League de boca aberta

10:13



Escrever que ninguém imaginava o Leicester City líder da Premier League à 13.ª jornada é um clichê, por sinal, bastante gasto. Tentar entender como os Blues alcançaram tal feito pode levar à loucura, e nem os números, que tantas vezes servem para explicar o inexplicável, ajudam de forma clara.

É certo que detêm o melhor registo ofensivo da Liga, com 28 golos apontados, mas o registo defensivo é mais condizente com uma equipa que deambula pelo meio da tabela. Os 20 tentos encaixados por Kasper Schmeichel até ao momento só têm paralelo no registo do West Ham (6.º classificado). De resto, só os últimos seis classificados, incluindo o campeão Chelsea, sofrem mais do que os Foxes.

Fica, deste modo, comprovado que o ataque é a melhor defesa? Para o Leicester, a lógica parece funcionar dessa forma. De facto, é o número de golos marcados que destoa no 14.º classificado da edição anterior da Premier League, e são eles que vão fazendo a diferença na campanha espantosa do City. O grande "culpado" pela chuva de golos do Leicester é Jamie Vardy, um ilustre desconhecido no início da época, mas que, entretanto, já se estreou pela seleção inglesa. O avançado, de 28 anos, marca há dez jogos consecutivos, tendo igualado o recorde do holandês Ruud Van Nistelrooy, conseguido com a camisola do Manchester United, curiosamente, o próximo adversário dos Blues. E o holandês até deu força ao avançado do Leicester, desde que isso não impeça os Red Devils de vencerem o duelo.

Atrás de Vardy, Riyad Mahrez, Okazaki e Ulloa vão dando nas vistas, enquanto na defesa, a experiência de Robert Huth e Wes Morgan ajudam a minimizar estragos para Kasper Schmeichel, o número um da seleção dinamarquesa.

No banco, e fazendo jus à mascote do clube, senta-se uma "velha raposa" do futebol mundial. Aos 64 anos, Claudio Ranieri já correu meio mundo. Apesar de o currículo ser vasto em clubes orientados, com destaque para as passagens por Juventus, Chelsea, Roma e Inter, o italiano tem atrás de si um rasto de falhanços, que o levaram a ser, invariavelmente, demitido.

E foi, precisamente, após novo filme de terror, desta feita na seleção grega, que Ranieiri chegou ao Leicester, um clube à procura de se afirmar na Premier League. Sem a pressão de outros tempos, o italiano montou uma equipa corajosa, que chegou ao topo do campeonato inglês na última ronda, após ter batido o Newcastle (3-0) e o Manchester City ter sido goleado pelo Liverpool (4-1).

Na antevisão à receção ao segundo classificado, Manchester United, o técnico italiano voltou a colocar o foco nos 40 pontos necessários para assegurar a manutenção, mas confessou-se "muito curioso em perceber como a equipa reagirá nestes jogos grandes".

Já Van Gaal, treinador dos Red Devils, joga com o momento - "O Leicester até pode ser campeão" - e demonstra respeito pela grande figura dos Foxes, Jamie Vardy: "Na última época marcou-nos e provocou um penálti. Agora, marcou dez golos seguidos. É um grande jogador".

Até quando se fixará o Leicester City na liderança da Premier League? Irá Jamie Vardy bater o recorde de jogos consecutivos a marcar no campeonato? Conseguirá Claudio Ranieri dar a volta a uma carreira que muitos já colocavam em causa? Estas questões começarão a ser respondidas a partir das 17h30 de amanhã, quando Leicester e Manchester United, os dois primeiros classificados da Liga, se defrontarem.


Fotografia: theguardian.com

Artigos relacionados

0 comentários

Popular Posts

Siga-nos no Facebook