Stephen Curry tem a NBA a seus pés

15:46



Não é o jogador mais alto [o caboverdiano Walton Tavares, dos Atlanta Hawks, com 2,21 metros, dá goleada aos 1,91 metros de Steph], nem o mais forte [um encontrão do super homem Dwight Howard deve doer], mas é a figura do momento na NBA. Então, o que é que Stephen Curry tem de tão especial?

Criado no seio de uma família de desportistas, Wardell Stephen Curry II cedo se apaixonou pelo basquetebol. Os vídeos do pai, Dell Curry, que também passou pela NBA, serviram de inspiração para o base, que iniciou a sua formação no Davidson College, de onde saltou para a Charlotte Christian School.

Em 2008, conduziu os Wildcats à final da NCAA com uma incrível média de 28,6 pontos por jogo. As suas performances chamaram a atenção dos olheiros da liga norte-americana de basquetebol, tendo sido a primeira escolha dos Golden State Warriors no draft de 2009.

O impacto de Steph Curry na liga foi praticamente imediato. Em 2010, incorporou a seleção norte-americana que venceu o Campeonato do Mundo. Tudo parecia correr bem ao talentoso base, até que uma lesão grave no tornozelo direito tirou-o da competição durante praticamente dois anos.

O regresso em pleno foi estrondoso. Bateu, nas duas últimas temporadas, o recorde de pontos obtidos através de lançamentos de três pontos, que pertencia ao lendário Ray Allen. Em 2014/2015, foi o MVP da fase regular do campeonato, foi chamado, pela primeira vez, para o All Star Game, e ganhou o primeiro anel de campeão da NBA, às custas dos Cavaliers de Lebron James. Foi o primeiro título dos Warriors desde 1975.

Com 27 anos, Steph Curry entrou a todo o gás na presente temporada. Leva a melhor média de pontos da carreira (33,7), que lhe vale a liderança deste ranking até ao momento, e nunca tinha acertado tantos lançamento triplos, uma das suas principais armas. A outra é a técnica, que já lhe valeu a vitória no Skills Challenge do fim de semana All Star, em 2011.

Fora das quadras, criou uma fundação com o seu nome e ajuda a combater a malária em África. Dançar é um dos seus hobbys favoritos, ele que já jogou golfe com o presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama. Para além do basquetebol, já praticou basebol e dá uns toques no bowling.

A NBA continua a ter o seu rei, Lebron James, mas Stephen Curry está apostado em lançar uma ofensiva ao cetro do King. É a grande figura da caminhada imaculada dos Warriors, que levam 12 vitórias em 12 jogos. Há já quem fale que o recorde de vitórias dos Chicago Bulls (72), em 1995/1996, está em risco, e ainda estamos dentro do primeiro terço da fase regular. Se Steph Curry mantiver a média, tudo é possível, até bater uma marca de uma das equipas mais míticas da história do jogo, liderada por Michael Jordan.


Fotografia: rotowriters,com

Artigos relacionados

0 comentários

Popular Posts

Siga-nos no Facebook