O caçador de tubarões

11:40


"Estou tão orgulhoso da minha equipa e do Manchester City. Foi um grande jogo de futebol". Ao seu estilo, Slaven Bilic, técnico croata que orienta o West Ham, resumiu, de coração aberto, o duelo com o milionário City, que terminou em empatado a duas bolas.

Os mais distraídos podem pensar em surpresa mas, esta época, quanto mais desigual parecer a batalha para os Hammers, melhor. Nos sete jogos já realizados contra os tubarões do futebol inglês (Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City e Manchester United), o West Ham venceu cinco e cedeu dois empates. Entre os triunfos, destaque para os obtidos fora de portas, com o Arsenal (2-0), o Liverpool (3-0) e o Manchester City (2-1). Uma marca impressionante, que obriga à intrigante questão sobre que posição ocupariam os londrinos caso mantivessem este nível frente a adversários do "seu" campeonato.

No banco, Slaven Bilic é o rosto de uma equipa atrevida e ambiciosa, que tem no francês Dimitri Payet, contratado esta época ao Marselha, a sua principal figura. Aos 47 anos, o técnico croata, que é guitarrista e compositor da banda de rock Rawbau, deu a um clube estável na Premier League um toque de uma certa extravagância. Os resultados estão a aparecer, e Bilic vem cumprindo na perfeição a missão de fazer esquecer Sam Allardyce, um treinador marcante em todos os clubes por onde passa, mesmo que nem sempre pelos melhores motivos.

Ao Daily Mail, o proprietário do clube, David Sullivan, gaba-lhe a preocupação em "jogar um bom futebol", enquanto sublinha que Bilic "jogou pelo clube, sabe o que os adeptos querem, e também sabe que a Taça de Inglaterra é importante para nós". Já agora, a continuidade na prova rainha do futebol inglês joga-se sábado, em Anfield Road, diante do Liverpool.

A relevância do técnico croata nota-se de tal forma que, no sempre louco mercado de transferências britânico, o West Ham tornou-se num clube apetecível. Que o diga Sam Byram (ex-Leeds), que rejeitou o Everton para assinar pelos Hammers após uma conversa com Bilic, na qual o técnico lhe explicou que gosta de "jogadores jovens" e que "o clube tem grandes planos" para o seu futuro.

E se dúvidas houvesse de que o croata está a deixar uma marca forte no futebol inglês, Noel Gallagher, vocalista dos Oasis e adepto do Manchester City, e Russel Brand, ator que torce pelo West Ham, posaram com Bilic após o recente empate com o Manchester City. Não é para todos.

Fotografia: Telegraph

Artigos relacionados

0 comentários

Popular Posts

Siga-nos no Facebook