O adeus à pátria de um astro

07:58


Nunca é fácil dizer adeus. Dizemos que há momentos para tudo, também para as despedidas, mas, por vezes, a decisão surge-nos no horizonte num assombro, numa forma de resposta aos nossos mais profundos anseios. O "até sempre" de Messi à seleção da Argentina veio na forma de uma grande penalidade atirada para o céu, um final poético para um astro que veio ao mundo para brilhar com uma bola nos pés.

113 jogos e 55 golos depois, Lionel Andrés Messi, o homem que mais Bolas de Ouro (5) conquistou em toda a história do futebol, diz adeus à seleção das Pampas. Os 29 anos do craque argentino não faziam prever uma decisão tão radical, mas os constantes atritos com os responsáveis federativos não auguravam nada de bom para o pós-Copa América. A frustração de ter desperdiçado uma grande penalidade na final, diante do Chile, e a consequente derrota, terão feito o resto.

Messi deixa a Argentina, mas o seu legado perdurará. Melhor marcador da história da seleção da Pampas, com 55 golos, o pequeno génio foi, igualmente, o mais jovem de sempre a atingir a 100.ª internacionalização, e a marcar com a camisola alviceleste, tinha então 18 anos.

Faltou a conquista de uma grande competição, e oportunidades não faltaram. Ajudou a Argentina a alcançar a final do Mundial de 2014, perdida para a Alemanha após prolongamento, bem como duas finais consecutivas da Copa América, ambas perdidas para o Chile, na decisão por grandes penalidades. Em 2007, na Venezuela, a primeira das finais desaproveitadas, diante do eterno rival Brasil, por uns pesados 3-0.

Os juízos de valor sobre o timing para o adeus já entopem o mundo virtual, e assim continuará durante algum tempo. Porém, é inegável o contributo de Messi na afirmação recente do futebol argentino, após décadas de algum desencanto.

Messi poderá não ser o mais forte, física e psicologicamente. Poderá não ser o mais alto, o mais rápido, o mais simpático ou, até, o mais bonito. Pode até nem ser o mais "gostável" nas redes sociais, mas uma coisa é certa: ninguém lhe tirará um lugar de destaque na história do futebol, uma obra que terá, certamente, ainda vários capítulos importantes até ao seu ponto final.

Foto: Direitos Reservados

Artigos relacionados

0 comentários

Popular Posts

Siga-nos no Facebook