Sporting joga cartada fulcral frente ao Twente

18:49

O Sporting deslocou-se à Holanda na esperança de conseguir o apuramento para a 3.ª fase de qualificação da Liga dos Campeões. Derrotar o Twente pode garantir um encaixe financeiro assinalável, ao qual se deve incluir o 'boom' motivacional que daí advirá.
Pelas 19.45 horas de hoje, os 'leões' iniciam uma jornada que poderá definir muito daquilo que poderá ser a época do Sporting. Depois do empate sem golos de Alvalade, apesar de jogar cerca de 70' com mais um elemento em campo, o conjunto liderado por Paulo Bento sabe que tem que marcar frente ao Twente para seguir em frente na maratona das fases de qualificação da liga milionária. Para esse efeito, Felipe Caicedo, o mais recente reforço leonino, foi chamado pelo técnico, sendo de prever a sua utilização no desafio, faltando apenas definir se alinhará no 'onze' inicial da equipa portuguesa. Com lugar cativo na defensiva do Sporting está Anderson Polga, que se mostra confiante num bom resultado na Holanda, que possa garantir o acesso à 3.ª ronda de qualificação para a fase de grupos da prova: "Existe um pouco de tensão a mais, até porque é o jogo decisivo. Mas a nossa equipa está concentrada e determinada. Temos de ser muito fortes. Cada um tem de dar o máximo. Se estivermos todos focados e funcionarmos como equipa, aí sim, conseguiremos o nosso objectivo, que é passar à próxima fase".
O sector recuado leonino é aquele que mais interrogações suscita. Se Polga está garantido na equipa inicial, bem como Daniel Carriço, já nas alas a situação é bem menos explícita. Pedro Silva, titular em Alvalade, ficou fora das opções de Paulo Bento para o desafio de hoje, sendo a solução mais óbvia a entrada de Abel para o seu lugar. Na esquerda, não é liquido que Caneira volte a ser a primeira escolha do treinador leonino. A exibição no jogo da primeira-mão da eliminatória não primou pela qualidade, tendo inclusivamente Paulo Bento substiuído o polivalente defesa no decorrer do segundo tempo. Miguel Veloso perfila-se como o mais provável substituto de Caneira no 'onze', caso este seja preterido pelo treinador do Sporting.
Já no 'miolo', João Moutinho, Matías Fernandez e Simon Vukcevic estão garantidos, faltando definir a posição a ocupar por Miguel Veloso. No caso de desempenhar funções mais defensivas, Rochemback deverá ser o eleito para competar o quarteto do meio-campo. Na frente, Liedson espera por parceiro, que deverá ser mesmo o colombiano Caicedo.

Paulo Bento aposta na vitória
Quanto a Paulo Bento, mostrou-se bastante confiante no sucesso na eliminatória. Na conferência de imprensa que anteviu a partida, o treinador do Sporting afirmou que a equipa irá jogar para ganhar, de forma a seguir em frente na Liga dos Campeões: "Estamos convictos de que vamos passar a eliminatória porque acreditamos nas nossas capacidades. Coloco um cenário de confiança, até pela forma como os jogadores têm treinado". O técnico advertiu ainda para os primeiros 20' de Alvalade, que poderiam desde logo ter hipotecado as chances leoninas na eliminatória: "Nos primeiros 20 minutos não estivemos bem. Acabámos a primeira parte melhor do que o adversário e, pelas oportunidades que criámos ao longo do jogo, merecíamos outro resultado, embora o empate tenha sido justo até porque o Twente jogou durante boa parte do tempo com menos uma unidade em campo. Agora vamos escolher neste jogo uma estratégia para o abordar da melhor forma. Estar na Champions pela quarta vez seguida é boa perspectiva, mas temos de corrigir coisas do primeiro encontro, aproveitando coisas positivas desse mesmo desafio".

Twente aposta na qualidade ofensiva
Do outro lado surge um Twente num grande momento de forma. Ao empate conseguido em Alvalade, a equipa de Steve McClaren juntou um triunfo para a Eredivise, frente ao Sparta de Roterdão, por 2-0. Os golos foram obtidos por Blaise Nkufo e Ruiz, dois dos jogadores mais perigoso do conjunto holandês. De facto, o Twente tem no sector atacante a sua maior virtude. Aos nomes de Nkufo e Ruiz, juntam-se-lhes os de Stooch e Kenneth Perez. Os quatro dão vida a um ataque bastante perigoso, que aposta na velocidade para surpreender as defensivas contrárias. Já em relação ao sector defensivo, é aquele que mais dores de cabeça dá ao técnico inglês. O brasileiro Douglas ainda revela algumas fragilidades, disfarçadas pelo impressionante porte físico. A seu lado, Wisgehrof confere alguma estabilidade. Atrás da dupla de centrais, surge um Mihaylov motivado com a exibição em solo português, onde defendeu literalmente tudo o que havia para defender.
Pesando os pontos fortes e mais débeis do Twente, a equipa holandesa não é favorita na elimatória. Quem o diz é o próprio Steve McClaren, que sublinha que a pressão está toda do lado do Sporting, que tem a 'obrigação' de alcançar a próxima fase da prova: "A pressão ainda está o dobro nos ombros do Sporting. Eles precisam de chegar à Liga dos Campeões e nós não temos nada a perder. Ninguém imagina o Sporting fora da Liga dos Campeões. Por isso acho que há uma grande pressão do lado do Sporting. É um clube maior, com mais história e tradição do que nós".
Têm a palavra final os artistas. O jogo tem início marcado para as 19.45 horas, com transmissão em directo na TVI.

Equipas prováveis:
Estádio: Grolsch Veste
Equipa de arbitragem: Laurent Lannoy, Eric Dansault e Laurent Ugo [França]
Hora: 19.45 horas [TVI]
Twente: Mihaylov, Staam, Douglas, Wisgehrof, Rajkovic, Braama, Jansen, Kenneth Perez, Stooch, Ruiz e Nkufo - Treinador: Steve McClaren
Sporting: Rui Patrício, Abel, Daniel Carriço, Anderson Polga, Caneira, Miguel Veloso, João Moutinho, Vukcevic, Matías Fernandez, Liedson e Caicedo - Treinador: Paulo Bento

Rui Almeida Santos

Artigos relacionados

0 comentários

Popular Posts

Siga-nos no Facebook