Portugal derrota China

15:28

Portugal bateu a China por 2-0, no primeiro encontro de preparação da selecção das ‘quinas’ para o Campeonato do Mundo. Para lá do resultado, nota para os protestos dos adeptos portugueses presentes no Estádio Cidade de Coimbra, que não ficaram agradados com a exibição lusa durante o segundo tempo.
Desde o primeiro minuto do encontro, a superioridade da selecção nacional foi uma constante, perante uma equipa chinesa que se limitou a defender. A formação asiática demonstrava dificuldades em soltar-se em lances ofensivos durante os primeiros 45', muito por culpa do bom início de Portugal, que procurou resolver a partida cedo.
Foi por isso sem surpresa que a turma nacional começou a criar inúmeras oportunidades de golo, mas as tentativas lusas esbarravam invariavelmente no inspirado Lu Zhang. O guardião chinês impediu o tento inaugural a Hugo Almeida e Simão Sabrosa, mas nada conseguiu fazer quando Cristiano Ronaldo, lançado em contra-ataque, serviu o ponta-de-lança do Werder Bremen para o 1-0. Logo de seguida, Duda, de livre directo, atirou à barra da baliza contrária.
Até final do primeiro tempo, Hugo Almeida ainda obrigou Lu Zhang a nova intervenção complicada, fechando uma etapa inaugural muito conseguida por porte dos comandados de Carlos Queiroz.
Só que, na segunda parte, o seleccionador nacional optou por juntar Liedson e Hugo Almeida no eixo do ataque, apostando num sistema de 4-4-2 pouco rotinado na equipa das ‘quinas’. A falta de entrosamento entre os atletas nacionais em campo foi mais do que evidente, permitindo à China crescer na partida, passando a actuar mais perto da baliza do estreante Hilário. Apesar de inconsequente, o ascendente chinês criou mal estar entre o público português, que não se inibiu de expressar o seu desagrado, sobretudo com assobios, para com a exibição lusa. Ainda assim, Portugal haveria de conseguir chegar ao 2-0, por João Moutinho num lance feliz, já que a bola rematada pelo médio do Sporting bateu no corpo de Liedson e traiu Lu Zhang.
No primeiro teste para o Mundial da África do Sul, a selecção nacional ultrapassou a China com relativo à-vontade, confirmando-se porém as dúvidas relativas ao esquema táctico secundário idealizado por Carlos Queiroz.

Portugal 2-0 China

Artigos relacionados

1 comentários

  1. Eu não sou grande fã dos assobios, e nem foi o pior jogo de Portugal na era de Queiroz, mas sinceramente, não tenho grandes esperanças nesta selecção para o Mundial. Ou melhor, não tenho confiança no treinador, porque jogadores temos muitos e bons, mas precisamos de um pulso firme no balneario, e o Queiroz não parece tê-lo. Espero estar enganado, mas acho que o Brasil e a Costa do Marfim vão dar cabo de nós do Mundial, e vendo este jogo com a China, até arrisco a dizer que a Coreia do Norte também tem boas hipóteses de nos vencer.

    ResponderEliminar

Popular Posts

Siga-nos no Facebook