FC Porto passa no...dilúvio de Coimbra

16:04

No meio de um autêntico dilúvio que assolou a cidade de Coimbra, o FC Porto manteve os sete pontos de vantagem que detém sobre o Benfica, em vésperas de receber os campeões nacionais em título. Varela fez o único golo do desafio, que ficou ainda marcado por uma grande penalidade desperdiçada por João Moutinho e por uma bola à barra enviada por Hugo Morais já para lá do minuto 90.
Foi numa autêntica piscina, tão encharcado que estava o relvado do Municipal de Coimbra, que os dois melhores ataques da Liga Zon Sagres se defrontaram. Académica e FC Porto tinham tudo para produzirem um bom espectáculo, mas não contaram com um piso impraticável, que impediu inclusivamente, em algumas zonas, que a bola simplesmente rolasse. Propício ao surgimento de lesões musculares, o relvado fez a primeira (e única) vítima aos 23', quando Fernando foi obrigado a sair, entrando para o seu lugar Freddy Guarin. O jogo, esse, jogava-se aos repelões, sem grande organização, com os jogadores a estarem mais preocupados em tirar a bola de perto da sua baliza do que propriamente fazê-la chegar à área contrária. Laionel, a surpresa de Jorge Costa no onze dos 'estudantes', teve a proeza de fazer o primeiro remate com real perigo a uma das balizas (25'!), mas haveria de ser Varela, já muito perto do intervalo, a encontrar o caminho das redes contrárias, batendo com um remate acrobático o francês Peiser.
Para o FC Porto, o mais difícil estava conquistado. Em vantagem no resultado, os 'azuis e brancos' abordaram a etapa complementar com redobrados cuidados na sua zona defensiva. André Villas-Boas deu exemplo quando, aos 71', trocou Varela por Otamendi. A intenção era de dar mais músculo ao sector mais recuado portista, tanto mais que Jorge Costa já havia lançado o possante Eder, que fez parelha na frente de ataque academista com Miguel Fidalgo, muito apagado durante os 90'.
Curiosamente, já com mais um homem na retaguarda, o FC Porto construiu a melhor oportunidade do segundo tempo. Ao jogar a bola com a mão dentro da sua grande área, Hélder Cabral cometeu uma grande penalidade, que seria desperdiçada por João Moutinho. O antigo médio do Sporting ainda procura o primeiro golo ao serviço dos 'dragões'. Apesar do desperdício, os 'azuis e brancos' continuaram por cima na partida, situação que se manteve até ao tempo de compensação. Os 3' concedidos por Duarte Gomes foram de total domínio da Académica, que esteve muito perto de igualar a partida aos 91', quando Hugo Morais, na marcação de um livre directo, atirou à barra do impotente Hélton. Logo de seguida, os 'estudantes' voltaram a ameaçar em novo lance de bola parada, mas o guardião Peiser, que também subiu à grande área portista, acabou por fazer falta.
No compute geral, a vitória acaba por assentar bem ao FC Porto, que controlou durante a esmagadora parte do desafio. A Académica ressentiu-se mais do péssimo estado do relvado e terminou o primeiro jogo do campeonato sem conseguir fazer qualquer golo. Os 'dragões' continuam o assalto ao título, mantendo um registo impressionante de oito vitórias e apenas um empate. Com sete pontos à maior, os 'dragões' recebem, no próximo domingo, o Benfica, actual segundo classificado.

Académica 0-1 FC Porto

Artigos relacionados

0 comentários

Popular Posts

Siga-nos no Facebook