Shaquille O'Neal termina carreira

16:51

19 anos depois de ter aterrado na NBA, Shaquille O'Neal colocou um ponto final numa carreira recheada de sucessos e de episódios que irão ficar para sempre gravados na história da mais mediática competição de basquetebol do mundo. The Diesel, como era conhecido, conquistou por quatro vezes o anel de campeão e foi, nas duas últimas décadas, um dos mais imponentes postes da história do jogo.
Orlando viu nascer uma estrela. Corria o ano de 1992 e chegava à NBA um verdadeiro 'animal' das tabelas. Elas que tanto sofreram nos primeiros anos de convivência com O'Neal que, em duas ocasiões, as chegou mesmo a quebrar. E assim nasceu o famoso 'Shaq Attack', que perdurou até à última temporada no activo. Foram 19, onde conquistou quatro títulos da NBA, um prémio de MVP do campeonato em 2000, sendo igualmente eleito como o 'rookie' do ano em 1993. Para além dos galardões individuais, Shaq participou em 15 partidas do All-Star, sendo MVP em três delas. Ao serviço da selecção dos Estados Unidos da América, conquistou um Campeonato do Mundo (1994) e venceu os Jogos Olímpicos de 1996.
Aos 39 anos, Shaquille O'Neal abandona os pavilhões, onde foi um verdadeiro ídolo pelas equipas por onde passou. E foram apenas seis. Aos Magic, seguiu-se a experiência mais vitoriosa do poste, em Los Angeles, pelos Lakers. Com Kobe Bryant, fez uma das mais temíveis duplas da última década, ajudando a equipa de LA a conquistar três anéis de campeã. Seguiu-se Miami, onde voltou a festejar um título. A experiência nos Heat durou quatro anos, seguindo-se Phoenix Suns, Cleveland Cavaliers e Boston Celtics, onde terminou a carreira.
Para além da vertente desportista, Shaq irá ser sempre lembrado pela sua personalidade e disponibilidade para ajudar todo o tipo de causas. O divertimento que colocava em tudo o que fazia contagiava quem consigo conviveu, algo que o distingue de uma forma muito especial.

Veja os melhores momentos da carreira de Shaquille O'Neal

Foto: Direitos Reservados

Artigos relacionados

0 comentários

Popular Posts

Siga-nos no Facebook